segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Famup irá assinar convênio que promoverá acesso de servidores à universidade


O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, esteve reunido na manhã da última sexta-feira (15) no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em João Pessoa, com o presidente do TCE, Nominando Diniz, e a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, para discutir a criação de um curso de graduação em Administração Pública aberto a servidores públicos estaduais e municipais. O curso, já aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), beneficiará 150 servidores e terá vagas distribuídas para os pólos da UEPB em João Pessoa, Campina Grande e Catolé do Rocha. O convênio será assinado pelas três instituições no dia 1º de fevereiro, em local ainda a ser definido.
Segundo o presidente da Famup, Buba Germano, o curso privilegia sobretudo as prefeituras municipais do interior do estado, que poderiam qualificar seu quadro efetivo de servidores e oferecer melhores serviços à população. “A criação do curso em um pólo como Catolé do Rocha é fundamental porque abre a possibilidade de que toda a região situada no entorno do município se beneficie com um curso de graduação”, afirmou Buba Germano, que também destacou o exemplo de Picuí, município em que é prefeito, que registrou 1.500 inscrições para o vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) que foi realizado no último dia 10 de janeiro. “Cursos oferecidos por instituições como o IFPB e a UEPB, no interior, evitam que diariamente enviemos ônibus e mais ônibus para centros como Campina Grande e João Pessoa, atraindo estes ônibus para nossos municípios, o que movimenta nossa economia”, concluiu Buba.
O presidente do TCE, Nominando Diniz, lembrou que o curso de graduação em administração pública seria uma rara oportunidade para os servidores públicos que não obtiveram uma formação superior suprir esta lacuna em sua educação sem a necessidade de passar por um vestibular. “Sabemos das dificuldades que os estudantes do interior têm em passar em um vestibular, e a decisão de que os critérios das vagas fossem definidos pelas instituições conveniadas, dando preferência aos servidores efetivos, derivam desta preocupação em incluir os profissionais que ficaram de fora deste processo”, informou Diniz.
Marlene Alves, reitora da UEPB, destacou a carência de cursos especificamente na área de administração pública nas universidade brasileiras. “O que vemos são cursos de administração de empresas, mas são poucos os de administração pública. Esperamos que a iniciativa, que já conta com o apoio do MEC, dê resultados e que em breve possamos lançar também um curso de mestrado nesta área”, apontou a reitora.

Convênios

O convênio com a UEPB e o TCE em mais uma empreitada na área da educação representa a preocupação da Famup em dar suporte técnico às prefeituras associadas e em contribuir, cada vez mais, ao crescimento dos seus municípios. Em dezembro de 2009, a primeira turma do curso de especialização em gestão estratégica promovido pela Famup e pela Unipê concluiu o ano letivo e começou a se preparar para a elaboração das monografias. Uma nova turma deste curso deverá ainda ser formada até fevereiro de 2010. Os que tiverem interesse em participar devem procurar a Famup, em João Pessoa, na Rua Lauro Torres, 110 (Tambauzinho), ou pelo telefone 3044-7401 e e-mail coposgrad@unipe.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário