terça-feira, 3 de julho de 2012

JP é a 9ª melhor capital do Brasil


JP é a 9ª melhor capital do Brasil
Uma pesquisa da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor aponta que João Pessoa é a 9ª Capital brasileira melhor de se viver. Entre 21 pesquisadas, o município aparece entre os 10 primeiros em termos de habitação, educação, mobilidade e segurança – neste quesito em 3º lugar –, porém amarga à última colocação no tocante à dificuldade para se conseguir um emprego e em 12º no tocante aos serviços de saúde.

O estudo, divulgado ontem, foi realizado também em outros quatro países: Portugal, Espanha, Bélgica e Itália. No Brasil, foram ouvidas 2.202 pessoas com idades entre 18 e 74 anos. A maior parcela é composta de homens casados, entre 35 e 54 anos, com alto índice de escolaridade e pertencentes à classe média. A forma de intervenção foi através de e-mail.

Comparando os dados internacionais, João Pessoa aparece na 91ª colocação, entre 124 cidades. Porém, considerando-se a avaliação do planejamento, manutenção e administração dos últimos cinco anos, a Capital paraibana é a 44ª do ranking geral, sendo a 4ª de todo o País. O mesmo não ocorre, porém, no acesso aos serviços de lazer, cultura e esportes, tendo em vista a 108ª colocação internacional e a 15ª posição nacional.

3º lugar em segurança

Apesar de constar, segundo o Mapa da Violência 2012, entre as duas capitais mais violentas do Brasil, João Pessoa aparece, conforme o estudo da Proteste, como a terceira do País em termos de segurança. O indicador leva em consideração o sentimento de segurança dos entrevistados. Embora bem colocada nacionalmente, com 50 pontos (numa escala que vai até 100), a realidade paraibana se transforma, quando comparada à internacional, fazendo-a cair para a 92ª posição.

O contraste com a primeira colocada é gritante: Trieste, na Itália, obteve 75 pontos, seguida de Angra do Heroísmo, em Portugal, com 73 pontos, e Brugge, na Bélgica, com 72. A pior do mundo é Maceió, com 29 pontos.

Educação

Dos entrevistados em João Pessoa, 97% revelaram que os filhos tiveram a oportunidade de estudar o que desejavam sem ter que buscar outras cidades.

O bom indicador faz a Capital paraibana aparecer entre as três cuja população tem maior grau de satisfação nesse quesito. Contudo, considerando outros aspectos educacionais, como qualidade do ensino, João Pessoa cai para a 10ª colocação nacional e 110ª mundial.

Emprego

Na pesquisa da Proteste, João Pessoa aparece como a pior do Brasil no tocante à dificuldade para se conseguir um emprego, com 39 pontos, numa escala de 0 a 100. Quem bem conhece essa realidade é a operadora de telemarketing Analiesy da Silva, que passou sete meses à procura de um emprego. “Hoje, eu acredito que até existe mão de obra, mas o problema é que as pessoas não têm experiência, aí dificulta”, disse. João Pessoa é a 60ª entre os cinco países pesquisados.

Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário