quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Símbolos católicos que percorrem o mundo inteiro passarão por Itaporanga e Conceição


A Cruz da Jornada Mundial de Juventude e o Ícone de Nossa Senhora 

passarão pelo Vale


 A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos instituídos pelo Papa João Paulo II, passarão por Itaporanga e Conceição neste dia 9 de fevereiro, antes de seguirem para Cajazeiras, sede da diocese regional, de onde continuarão sua peregrinação pelo país afora.

A Cruz e o Ícone da Virgem Maria virão da Diocese de Patos, serão recepcionadas nas duas cidades do Vale e, depois, seguirão para Cajazeiras, de onde continuarão sua jornada por todas as dioceses e arquidioceses do país, até julho de 2013, quando ocorrerá a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que contará com a presença do Papa Bento XVI.

A Cruz e o Ícone, que percorrem todo o mundo, vieram de Madrid, Espanha, que sediou a Jornada Mundial da Juventude em 2011.

“A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de centenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro”, disse o advogado católico Paulo César Conserva, acrescentando que “os anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema”.

Segundo ainda o advogado, durante as JMJs, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Sua última edição, em Madrid, reuniu cerca de dois milhões de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo".

Sobre a Cruz, que é de madeira e mede 3,8 metros, ela foi instituída como um símbolo da fé católica e entregue aos jovens para ser levada a todos os cantos do planeta, assim como o Ícone de Nossa Senhora, mais um legado de João Paulo II à juventude. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário