terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Crianças vão receber duas novas vacinas


Por: patrícia monteiro

Prevenção - Raíza Azevedo levou a filha para tomar uma das 11 vacinas do calendário atual. Já Andréa Noronha (detalhe), ano passado, pagou para imuniz

Uma dose de esperança na qualidade de vida de 91 mil crianças paraibanas até dois anos. A partir deste ano duas novas vacinas passam a integrar o Calendário Básico de Vacinação disponível na rede pública de saúde do país: a pneumocócica 10-valente e a antimeningococo. Com a introdução das vacinas, o calendário terá 13 tipos de imunizações para proteger contra 19 doenças (veja quadro abaixo).

A pneumonia e a meningite estão entre as doenças mais graves que afetam crianças com menos de dois anos de idade. De acordo com o Ministério da Saúde, seis milhões de crianças menores de dois anos de idade devem ser imunizadas em todo o país.

A notícia agradou Andréa Noronha. Mãe de Gabriel, de sete meses, ela teve de pagar para vacinar a filha de cinco anos. “No ano passado, quando teve uns casos de meningite aqui em João Pessoa, eu paguei pela vacina, para proteger minha filha. Foi muito caro, tive que parcelar”, lembra a auxiliar de departamento pessoal.

Recomendadas pelos pediatras, as vacinas estão entre as mais procuradas nas clínicas da capital. A pneumocócica, que deve ser aplicada em até quatro doses, custa R$ 200,00 por aplicação. Para a antimeningococo é preciso desembolsar R$ 120,00 por dose. Em geral, a criança deve receber três imunizações. Foi o que aconteceu com João Vítor, de um ano e dez meses. “Tive que pagar as duas vacinas numa clínica, foi o jeito para não ter que gastar com outros remédios mais tarde”.

Mas o preço da boa saúde pesa no orçamento de muitas famílias. “Nem todo mundo tem condição de pagar vacina numa clínica particular. A gente só quer o melhor pro nosso filho e este foi um ótimo benefício”, diz a auxiliar de enfermagem Raíza Azevedo, que ontem levou a filha de um ano para tomar uma das onze vacinas do atual calendário. Segundo o Ministério de Saúde, a vacina que protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites, pneumonias, inflamação no ouvido, entre outras doenças, será aplicada a partir de março deste ano.

A imunização contra a doença meningocócica será aplicada a partir de agosto. A vacina vai proteger crianças de até dois anos contra a doença meningocócica, que pode se manifestar como uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro (meningite) ou como uma infecção generalizada, podendo levar rapidamente à morte.

Quem atua diretamente na saúde dos pequenos destaca a importância da prevenção. “A pneumonia é a doença que mais mata na infância e a vacina pode ajudar crianças com problemas respiratórios e de coração. A meningite também pode matar e deixar sequelas graves, como cegueira e paralisia cerebral”, pontua a pediatra Anna Caroline Arruda.

De acordo com o coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, a inclusão das novas vacinas nas unidades de saúde dos municípios paraibanos deve ocorrer no período previsto pelo Ministério da Saúde.

“Ainda não tivemos a confirmação exata de quando receberemos as doses. O Estado vai implantar as vacinas depois de capacitar os seus profissionais e de receber todas as informações necessárias sobre o novo processo”, afirma Walter Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário