terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Santana dos Garrotes: Juíza vai analisar documentos e ouvir testemunhas nesta quarta-feira


O médico e ex-prefeito do município de Santana dos Garrotes (PB) Williame Teotônio, da Coligação Unidos pela Força da Palavra (PV/PT/PSB) está cada vez mais confiante de que vai mesmo retomar o cargo na prefeitura municipal daquela cidade até o mês de março próximo.
O fato é que a Justiça Eleitoral está trabalhando neste sentido, e vai nesta quarta-feira analisar documentos, provas, balancetes e ouvir testemunhas sobre o que aconteceu na última campanha eleitoral para prefeito naquela localidade.
A juíza Luciana Rodrigues, da 66ª Zona Eleitoral, Comarca de Piancó (PB) marcou para esta quarta-feira, a partir das 8h30, a audiência que pode dar novos rumos ao processo de investigação das irregularidades e compra de votos promovida pelo candidato eleito José Alencar, da Coligação Por Amor à Santana (PSDB/PMDB/DEM/PPS) mas que segundo o candidato adversário ele não ganhou honestamente.
Na audiência que aconteceu no dia 13 de janeiro um fato novo surgiu no processo e ele pode mudar todo o rumo da história da campanha, devolvendo o cargo de prefeito para Williame Teotônio. Este fato novo será o depoimento do jornalista Ronaldo Leite, que coordenou a campanha de José Alencar e afirmar ter provas e documentos de que ele usou a máquina da prefeitura, do Estado e ainda comprou muitos votos para poder se eleger.
O jornalista Ronaldo Leite foi convocado pela Justiça para prestar depoimento nesta quarta-feira, juntamente com José Reginaldo Silva (Dedé de Ozias) quando os dois deverão ratificar tudo o que disseram na audiência anterior. Além disso a juíza Luciana Rodrigues requisitou documentos e balancetes da prefeitura de Santana dos Garrotes do período entre abril e outubro de 2008, quando aconteceu a campanha eleitoral. O objetivo da juíza é saber quem realmente está falando a verdade.
Ronaldo Leite afirmar ter um verdadeiro dossiê das atividades ilegais durante a campanha eleitoral de José Alencar e quer apresentar tudo para a Justiça. Ele afirma que está arrependido do trabalho e agora pretende repor a verdade dos fatos. O jornalista garante que tudo o que vai apresentar é muito sério e com os documentos requisitados pela Justiça da prefeitura local facilmente a fraude na eleição e a compra de votos durante a campanha serão facilmente comprovados.
A advogada Elaine Teotônio acredita que o depoimento do jornalista Ronaldo Leite será decisivo para o desfecho do caso e para que a Justiça adote uma sentença. O médico Williame Teotônio dos Santos, que já governou o município por duas vezes, está confiante que poderá novamente ser reconduzido ao cargo de prefeito. Segundo Williame Teotônio o PSDB usou toda sua influência política na época da campanha para inibir a democracia em Santana dos Garrotes e comprar votos de forma aberta e descarada, tudo com apoio do então prefeito José Carlos Soares.
Além disso, toda a força policial (inclusive o Corpo de Bombeiros) foi utilizada na campanha em favor do candidato eleito, que conseguiu ainda prender o candidato a vice-prefeito adversário, Élson Ribeiro e toda a sua família (cerca de 40 pessoas) inclusive menores de idade. Eles foram confinados em casa e depois levados para a delegacia de polícia. Enquanto isso a campanha do candidato vitorioso corria livremente pelas ruas, com a compra de votos sendo feita abertamente. Mesmo com todo esse aparato policial e financeiro o atual prefeito de Santana de Garrotes, José Alencar, só conseguiu vencer a campanha por apenas 13 votos de diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário