diminuição dos congestionamentos Esse é um dos efeitos da instalação das câmeras de monitoramento em avenidas como a Epitácio Pessoa, na capital
Atenção, motoristas! Vai aumentar a fiscalização nas ruas da capital. É que com o objetivo de monitorar o trânsito, controlar o fluxo nas avenidas mais movimentadas de João Pessoa e evitar congestionamentos, a Superintendência de Transporte e Trânsito da capital (STTrans) irá instalar 35 novas câmeras na cidade. De acordo com a superintendente da STTrans, Laura Farias, a previsão é de que as instalações comecem no mês de maio. “O contrato será assinado no dia 1º de fevereiro. O serviço deve começar 90 dias depois da assinatura do contrato”, revelou.
Laura explicou que para escolher os pontos da cidade que receberão câmeras será preciso fazer uma contagem volumétrica de veículos para identificar quais são as avenidas mais movimentadas de João Pessoa. De antemão, a superintendente da STTrans afirmou que as Avenidas Epitácio Pessoa, Cruz das Armas e Josefa Taveira serão totalmente monitoradas por câmeras de acompanhamento do trânsito em tempo real.
Segundo a STTrans, a aquisição dos novos equipamentos deverá servir tanto para detectar desrespeito a leis de trânsito como excesso de velocidade, avanço de sinal ou parar sobre faixa de pedestres, quanto para observar o fluxo do trânsito e controlar congestionamentos. “Com o monitoramento em tempo real vamos poder controlar o tempo dos semáforos para que o trânsito flua melhor. Iremos trabalhar para a diminuição de congestionamentos”, destacou Laura Farias.
Apesar de acreditar que a instalação de câmeras irá contribuir para identificar transgressões às leis de trânsito, Laura Farias não acredita que as câmeras irão inibir acidentes de trânsito como o que resultou na morte da defensora Fátima Lopes. “Quando o condutor está embriagado, nada inibe. Ele não vai observar que existem câmeras naquele local. É uma questão de conduta de quem está dirigindo”, comentou.
Caso Fátima Lopes
A defensora pública Fátima Lopes morreu após sofrer um acidente de trânsito no último domingo, na avenida Epitácio Pessoa, na capital. O delegado do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, Wagner Dorta, foi designado para concluir as investigações sobre o acidente. Segundo o delegado, o inquérito com as conclusões da polícia sobre o crime deverá ser entregue ainda hoje ao Ministério Público do Estado. “Vamos entregar ao Ministério Público para que eles ofereçam a denúncia”, destacou.
Wagner Dorta adiantou que o inquérito concluiu que o psicólogo Eduardo Paredes, acusado de ter provocado o acidente, estaria dirigindo embriagado e teria ultrapassado um sinal vermelho. “Sete testemunhas foram taxativas em dizer isto”, afirmou o delegado.
Entretanto, em seu depoimento, Eduardo Paredes negou as acusações e afirmou que havia bebido, mas não estava alcoolizado e que no momento em que passava pelo local do acidente o sinal estaria amarelo, apenas piscando em alerta.
No entanto, a STTrans informou que no horário do acidente os semáforos estariam funcionando normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário