No são josé - Os moradores de casas construídas às margens do rio Jaguaribe temem as cheias. Defesa Civil da capital diz que chuvas não chegam a preoc
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para hoje mais chuvas e trovoadas na Paraíba. De acordo com a análise feita pelo instituto, as chuvas, trovoadas e os raios que atingem alguns lugares do Estado desde o último sábado estão relacionadas à altura das nuvens. “As nuvens estão com grande profundidade vertical e quando estas nuvens ganham umidade acontecem as descargas elétricas e trovoadas”, explicou o chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet, Ednaldo Araújo.
De acordo com Ednaldo Araújo, este fenômeno é comum no verão e atinge todo a Região Nordeste. O meteorologista destacou que a previsão é de que até o final desta semana as chuvas e trovoadas parem, mas até o mês de abril o fenômeno deverá se repetir algumas vezes. “Sempre que as nuvens ganharem uma maior profundidade vertical isto vai acontecer. Isto está associado às altas temperaturas. Com o decorrer dos meses podem ocorrer trovoadas e descargas elétricas mais intensas”, frisou.
Com a sequência de dias chuvosos, a população ribeirinha já teme alagamentos. No bairro São José, em João Pessoa, os moradores das casas construídas às margens do rio Jaguaribe já estão preocupados. A dona de casa Maria Sueli da Silva contou que quando o rio transborda a água invade a casa. “Moro com uma netinha de três anos e quando chove e o rio transborda a casa fica com água até a altura da minha cintura. A gente fica aqui dentro da lama sem ter para onde ir. Já estou aperreada, porque qualquer chuvinha mais forte a água já entra em casa”, relatou.
O comerciante Antônio Ferreira também mora às margens do rio Jaguaribe e contou que também teme os alagamentos. “É preciso fazer um trabalho de limpeza do rio. Quando chove muito não tem como a água passar, aí a água sobe e acaba invadindo as casas. O medo é que a água entre nas casas. Nem todo mundo aqui tem dinheiro para sair da casa e pagar aluguel em outro lugar”, disse.
O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Manuel Duré, afirmou que as chuvas que estão acontecendo não chegam a preocupar e que os trabalhos de limpeza e prevenção a alagamentos devem começar somente no final do mês. “Desde domingo choveu apenas 24 milímetros. Isso ainda não causa preocupação. No inverno há meses que chega a chover até 500 milímetros”, afirmou.
Manuel Duré informou que as ações de limpeza para evitar alagamento não podem ser realizadas muito antes dos meses mais chuvosos. “Historicamente nossas chuvas acontecem com maior intensidade a partir do mês de abril. Não podemos realizar a limpeza muito antes, porque quando chegar o período de chuvas tudo já estará sujo novamente”, alegou.
A previsão do Inmet para hoje é de pancadas de chuva e trovoadas no Litoral, no Agreste e no Brejo. Já no Sertão e no Cariri a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva isoladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário